terça-feira, 29 de abril de 2008

Pilhas e óleo de cozinha, recicle com as empresas


Sabe aquele celular velho que você quer dar para seu sobrinho brincar? Antes, retire a bateria e junte com todas as pilhas velhas da casa. O Banco Real está recolhendo pilhas e baterias usadas. Com esta ação, o banco está evitando a contaminação dos nosso lençóis freáticos. Nesta onda de "marketing verde", até que o Banco Real está fazendo um belo trabalho. E a comunicação tem sido muito bonita e eficiente.

Outra empresa empenhada em entrar na onda verde é o Pão de Açúcar, que além de reciclar vidro, alumínio, metal e plástico, agora vai reciclar óleo de cozinha. Bom, eles vão encaminhar para cooperativas de reciclagem, assim como faz o Banco Real. A idéia é maravilhosa, mesmo que tardia. Pois um litro de óleo consegue poluir um milhão de litros de água, o que equivale 14 anos de consumo de água de uma pessoa adulta. Aliás, já parou para pensar na quantidade de água que se consome durante uma vida inteira? É bom controlar o uso, não vai sobrar muito para nossos filhos.

Já que as empresas resolveram buscar o marketing ambiental como estratégia de vendas, aproveite para usar os serviços úteis, mesmo que você não queira abrir conta naquele banco ou ache os preços daquele mercado caro demais, como eu. A verdade é que as empresas perceberam que o governo consegue falhar também nesse ponto e aproveitam o furo para conquistar a simpatia do freguês. Pra muita gente, é mais fácil encontrar 15 agências do Banco Real na rota casa-trabalho-casa do que achar postos de coletas de pilha. Quiçá de óleo de cozinha! Já viu algum ponto na Av. Brasil "recolhemos seu óleo de cozinha"??? Então, aproveite mais uma vez o Verde S.A.

Eu raramente uso óleo para fritar alguma coisa, mas prometo fazer a minha parte no Natal depois de fritar as tradicionais rabanadas. Mas se você usa com mais freqüência do que eu, não vai dar para ficar guardando até o Natal chegar para saber como se leva o óleo usado para o mercado. Então, anota aí que é muito fácil. Dá até pra ensinar pra sua vó que adora fazer bolinhos de chuva:
depois da fritura, espere o óleo esfriar. Despeje todo o conteúdo em uma garrafa PET transparente e feche bem. Leve no Pão de Áçucar mais próximo e deposite no coletor de cor marron. O Pão de Áçúcar que você foi não tem o coletor ainda? Que absurdo! Ligue para o SAC e exiga um com urgência: 0800-7732-732. Anunciou, tem que cumprir.

O mais importante é que ninguém mais jogue óleo de cozinha no esgoto, nem pilha, no lixo orgânico. Espalhe a idéia, é muito simples!

Nenhum comentário: